domingo, 11 de maio de 2008

Da associação e união


A algum tempo li uma coisa simples porém bem interessante, um texto do Jung que falava sobre introversão e extroversão.

“Em minha prática médica junto a pacientes nervosos constatei, de longa data, que, a par das muitas diferenças individuais na psicologia humana, há também diferenças de tipos; e chamaram-me a atenção principalmente dois tipos que denominei de introvertido e extrovertido.” (Jung, Tipos psicológicos)

Seguindo a linha do Jung, que era um cara muito foda que infelizmente (ou não...) falou quase abertamente sobre coisas que a maior parte do mundo até hoje ainda não está preparada para ouvir...

Penso que assim como existem este dois ‘tipos’, que eu acho + apropriado chamar de conjunto, ou tipo geral, existe também dois tipos básicos de relação entre organismos.

“Em minha prática de observação junto a sociedade constatei, de curta data, que, a par das muitas diferenças individuas de relacionamento entre organismos, há também diferenças de tipos; e chamaram-me a atenção principalmente dois tipos que denominei de associação e união.“ ( Eu, ctrl+c/ctrl+v/replace do texto do Jung)

A maneira mais fácil, porém tendenciosa, de explicar estes tipos, ou melhor, grandes tipos, é dar exemplos de como as relações se desenvolvem nestes dois modos. Cabe lembrar que um organismo [entendo organismo como uma pessoa, um animal, uma empresa, ou qualquer outra entidade dotada de algum grau mínimo de discernimento e ação]; pode ter relações dos dois tipos simultaneamente, porém tendem sempre a um dos grandes tipos.



Associação
O organismo que está atuando num relacionamento no modo da associação tende a ter uma relação onde o parceiro na relação desempenha um papel secundário em relação a sua posição, o bem maior deve ser o seu para que a relação seja satisfatória, ao conduzir uma negociação ela é sempre levada para o modo ganhar-perde, sempre deixa claro que o parceiro é um ser somente associado podendo ser destituído facilmente da sua posição. Um exemplo deste tipo na relação entre as empresas são as contratações de serviços. O seu gato também tende a este tipo.



União
O organismo que está atuando no modo da união tende a tratar o parceiro na relação como parte funcional do seu próprio organismo, existe assim uma assimilação da outra parte, o parceiro na relação passa a ter um papel de grande importância pois o organismo depende dele para poder atuar, o bem maior deve ser o do parceiro para que assim seja o seu também, ao conduzir uma negociação ela é sempre levada para o modo ganha-ganha pois prejudicar o parceiro pode ser prejudicar a si mesmo, sempre deixa claro que o parceiro é parte dele e por isto não pode ser facilmente descartado. Um exemplo deste tipo na relação entre as empresas são as parcerias (parcerias de verdade, bem raras aqui no brasil). O seu cão tende a este tipo.


Bom, acho que deu pra ter uma idéia, assim que eu estiver pertubado de novo, eu continuo a pensar sobre isto....

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial